arrow_drop_down
O que é o batismo nas águas?

O que é o batismo nas águas?

Começo dizendo que o batismo para nós não tem a mesma conotação que para muitos tem. Muitas igrejas evangélicas ainda segue o batismo que veio do catolicismo, o batismo para perdão dos pecados.

Não é assim que a bíblia ensina para nós crentes da nova aliança.

O batismo em si não tem poder algum e principalmente para perdoar pecados, isso só pode ser alcançando quando cremos na morte de Cristo na cruz e recebemos o seu sacrifício em nosso favor.

“não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Tito 3:5

O batismo nas águas é um ato que demonstra que a pessoa que está sendo batizada tem consciência do que aconteceu no seu interior, no espírito. Através dele exteriorizamos o que aconteceu com o seu velho homem no momento que ele recebeu Jesus. 

Em uma fração de segundo se pudéssemos bater uma foto do mundo no momento em que a pessoa é mergulhada no batismo, essa pessoa não sairia na foto, naquele segundo ela está “morta”, “sepultada”, o seu velho homem morreu com Cristo, mas em segundos ressuscitou com Cristo um novo homem com a natureza de Deus.

“Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Romanos 6:4

O batismo é um ato de obediência à ordem direta de Jesus Cristo para a Igreja, porque Ele disse: Portanto, ide, fazeis discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19).

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).

O batismo deve seguir a fé quando a pessoa crê no sacrifício salvífico de Jesus em favor da humanidade. Por isso batizamos somente depois da pessoa crer e professar sua fé em Jesus, e essa é a razão do porque não batizamos crianças, pois elas precisam crer e para crer precisam antes entender o que o sacrifício de Cristo representa.

 

O BATISMO NÃO SALVA, MAS É PARTE INTEGRANTE DA SALVAÇÃO

O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (no evangelho anunciado) e for batizado será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”. (Mc 16:15,16)

O batismo é parte integrante da salvação, mas ele em si não é um meio de salvação, porém nem por isso deixa de ser importante e necessário.

Veja o que apóstolo Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo:

“não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 3:21).

Entendemos que batismo é uma declaração visível de que algo aconteceu no invisível (no espirito) diante de testemunhas, no céu, na terra e até mesmo das trevas, é um testemunho publico da nossa fé em Jesus. É o meio pelo qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo. 

Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos feitas novas criaturas. Este novo nascimento não um feito nosso, mas de Deus, na dimensão espiritual, e é crido pela fé.

O apóstolo Paulo escreveu: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

O batismo nas águas é o passo seguinte ao de aceitar Jesus em nossa vida, quando nos tornamos uma nova criatura.

 

QUEM PODE SE BATIZAR E QUANTO TEMPO DEVE ESPERAR?

No livro de Atos 8:30-39 temos a discrição de como aconteceu o primeiro batismo cristão, pois antes o batismo eram um rito de inicialização que fazia parte da lei e das cerimonias judaicas.

A primeira coisa que notamos ali é que o batismo era ensinado e praticado logo após a pessoa ouvir e crer na palavra. O novo convertido após ser evangelizado e ter feito sua decisão por Jesus, já era logo “motivado” a não demorar para se batizar. Portanto não existe um tempo para a pessoa esperar para se decidir pelo batismo, isso deve ser feito imediatamente.

Há muitas igrejas que colocam muitos requisitos para batizar, mas nesse texto de Atos também fica claro o único requisito para uma pessoa se batizar, veja: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?” veja a resposta de Felipe: “É lícito, se crês de todo coração” (At 8.36,37). 

Quando a pessoa crê de todo coração e decide-se por seguir a Jesus, nada impede que ela seja batizada imediatamente após sua decisão.